14 de fev de 2016

TOP 5: DICAS DE ESTUDO!

 E nesse clima de "Volta às aulas" nada melhor do que conhecer algumas técnicas de estudos para arrasar com as notas durante o ano, não é mesmo? Pensando nisso vim trazer pra vocês algumas dicas, que uso e dão muito certo comigo! E inclusive, foi através dela que consegui chegar ao 3° ano da faculdade com boas notas e sem nenhuma DP. Então, sem dúvidas, eu tinha que contar pra vocês, e cá estou eu.

1) Nunca falte às aulas: É uma das coisas que considero mais importantes! Porque é nesse momento que você vai prestar a atenção no que o professor "tá" explicando e fazer as anotações mais importantes. Ah, e vale lembrar , que não adianta nada estar lá só de "corpo presente"! Já que você já esta na sala de aula, aproveite ao máximo o tempo pra aprender, tirar dúvidas e até argumentar com o professor. 

2) Ao fazer anotações, mantenha o caderno organizado: Um coisa que me ajuda muito na hora de estudar é a organização. Eu não sou muito de ficar copiando os slides (ou o que é passado na lousa), prefiro mil vezes anotar as partes mais importantes da explicação e depois fazer referência à alguma parte do slide (isso quando o professor disponibiliza os slides por e-mail depois). Vou mostrar o exemplo nessa foto:
Na sala de aula eu copio o título do slide ( que nesse caso é "Cardiopatia na infância) e vou fazendo as anotações do que o professor está explicando. Reparem que tem uma parte grifada ("Olhar slide com a foto"). Ali eu escrevi a explicação que o professor fez sobre a imagem que estava no slide e fiz referência pra que eu pudesse olhar a foto no slide depois e lembrar melhor da explicação. Como eu fiz na imagem abaixo:
Assim você vai ter àquela parte importante da explicação e poder relembra-la olhando a imagem depois. Isso faz parte da organização do caderno (Que vai ser tema de um próximo post aqui do blog). Ah, e se o professor não disponibiliza os slides, não tem problema, é só fazer referência ao o que era aquela imagem, como eu fiz ali também em rosa ("Caminho da Circulação"), assim você pode procurar em algum livro ou até na internet depois. 

3)Faça resumos: Não tem coisa melhor do que você seguir aquele velho ditado de mãe e de professor, de que "Matéria dada é matéria estudada". Depois que eu comecei a seguir esses conselhos, a vida melhorou muito!
Cada matéria que tenho no dia eu já pego o livro, estudo e vou fazendo resumos ou diagramas/ esquemas pra eu me lembrar depois do que eu estudei.
Pelo menos assim, quando começar a época de prova no final do semestre/ ano eu vou ter todos os resumos em mãos pra me lembrar do que estudei durante o período todo.

4) Assista a vídeos no youtube: é outro método bem legal de estudo, ainda mais pra quem tem memória visual. Mas vale lembrar de que tem que ser um canal confiável, pois nem tudo na internet é verdadeiro, então atente-se a isso.
5) Leia os artigos/ livros indicados pelo professor: Vocês ficariam doidas de saber que na maioria das vezes, 30% das questões que cai em prova tem citados nesses artigos e livros. Então gente, vamos deixar a preguiça de lado e começar a ler e fazer resumos desses artigos ou livros que o professor indica em sala.

E de bônus, uma diquinha extra (e não menos importante): Prefiram entender a matéria do que decorar! Porque quando você entende uma coisa, você não esquece. Agora, a famosa "decoreba" (ruum) basta algumas semanas e você já não lembra de mais nada.

Meninas, eu espero muito que esse post ajude vocês durante o ano! E que essas dicas dê tão certo pra vocês, como deu certo comigo.

Fiquem de olho por aqui, que virão muitos outros posts assim (um spoilerzinho: "O que anotar das aulas na faculdade", "Dica de organização", "Dicas para quem trabalha e estuda" ..) Ops, acho que já falei demais, rs. 

Então gente, é isso, espero que tenham gostado! E deixem aqui embaixo diquinhas que dão certo com vocês pra nos ajudar, ta bom? Um beijão e até o próximo post <3

                                 INSTAGRAM | TWITTER | SNAP: MARQSBRU
Semana que vem estaremos com uma página nova no facebook.

14 comentários:

  1. Queria ter essas dicas quando tava na faculdade =)
    beijoos
    http://www.blogandocomadeni.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denilze! Haha ia ajudar bastante.
      Beijão linda, volte mais vezes <3

      Excluir
  2. adorei suas dicas, vou tentar usar para ser mais organizada rsrs.
    estou seguindo
    um super beijo
    www.andressamonteiro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, fico feliz que tenha gostado! Isso, use sim, tenho certeza que vai ajudar bastante. Um beijo lindona (:

      Excluir
  3. Amei as dicas, super importantes! Eu fazia totalmente ao contrário hahaha e quase sempre acabava me ferrando no dia das provas, mas agora com essas dicas tenho quase certeza que vou melhorar e muito! Amei, amei beijos <3


    Blog Vaidade Da Lary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari! Haha Eu também fazia isso. Depois que comecei a fazer isso que postei, as coisas melhoraram MUITO. Pode ter certeza que vai melhorar sim. Fico muito feliz em saber, um beijo lindona <3

      Excluir
  4. Dicas ótimas e super ajuda mesmo *O*
    Adorei!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogmeubaudeestrelas/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque! Fico feliz que tenha gostado. Ajuda sim (:
      Um beijo.

      Excluir
  5. O 2 e o 4 são os que eu mais pratico hahaha. Deixar o caderno organizado é fundamental.
    Beijos <3
    http://www.tudo-em-dobro.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani! Que legal gatona, facilita muito a vida né? haha. Nossa, com certeza organização é a peça chave de tudo. (:
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas, e realmente fazem toda a diferença. Minha rotina de estudos mudou muito do Ensino Médio para a faculdade. Tanto é que para manter meu caderno organizado eu tenho 2, um que levo para aula para fazer as anotações, e um para passar a limpo e deixar toda a matéria explicadinha, com fotos, ps's...
    Sou muito visual para estudar...
    Blog Riscoculto

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi Sarah, nossa essa é uma boa dica (ter dois cadernos). Vou tentar usar!Organização é tudo mesmo (:

      Excluir
  8. Amei as dicas!! E vou usar nesse início de faculdade! <3
    http://comosobreviveravidadegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou meu amor, isso use sim! Já vai começar com o pé direito haha Um beijo :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...